Netmove - Comunicação Global, Lda.

1. Descrição

O projecto intitulado de EyeNet: Sistema Integrado de Vigilância via Web foi financiado na sequência da candidatura, apoiada pelo FEDER, apresentada pelo Promotor, ao Programa Operacional Regional do Norte (Sistema de Incentivos Vale I&DT).

O projecto consistiu em adaptar uma webcam para que funcione como câmara IP sem fios. Para o efeito, foi necessário desenvolver um conversor suportado por um microcontrolador e uma aplicação de controlo, suportada por um site web, que permite interagir de forma amigável com o novo modelo de câmara e proporcionar todas as funcionalidades de controlo e operacionalidade ao utilizador.

2. Objectivos

O projecto foi dividido em 4 objectivos que de seguida se descrevem:

0 1° objectivo consistiu no desenvolvimento de uma página web dinâmica, onde os clientes podem registar as câmaras activas. As câmaras, por sua vez, acedem a esta página para que o seu endereço IP seja registado no servidor.

0 2° objectivo consistiu em desenvolver uma aplicação para o microcontrolador controlar a câmara. As funcionalidades deste software consistem essencialmente em ler as imagens da webcam, via porta USB e transmiti-las via web, usando para o efeito uma ligação sem fios WiFi.

0 3° objectivo consistiu em projectar e implementar uma placa PCB com a electrónica necessária ao funcionamento correcto do microcontrolador.

0 4° objectivo consistiu basicamente em interligar todas as partes (webcam, microcontrolador, software e página web).

3. Sistema de incentivos/medida de apoio

Regulamento do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), anexo à Portaria n.° 1462/2007, de 15 de Novembro, com as alterações introduzidas pela Portaria n.° 711/2008, de 31 de Julho, criado ao abrigo do enquadramento nacional dos sistemas de incentivos aprovado pelo Decreto-Lei n.° 287/2007, de 17 de Agosto.

Programa Operacional Regional do Norte
Sistema de Incentivos Vale I&DT
Candidatura n.° 2009/3530 de 2008-10-01 do aviso do concurso 17/2008 - SI I&DT (Vale I&DT)

4. Montantes de investimento e de apoio

Investimento Elegível 33.000,00€
Incentivo não reembolsável 24.750,00€

5. Prazos de execução

12 meses.

6. Resultados

A empresa netmove Comunicação Global, Lda. tem como actividade principal a prestação de serviços a empresas na área dos sistemas de informação orientados à web. Com a conclusão deste projecto, a empresa passa a disponibilizar um novo serviço, de baixo custo e numa vertente com grande procura.
Os equipamentos já instalados em alguns clientes revelaram uma boa aceitação e um bom desempenho, o que perspectiva que a aposta neste conceito inovador será uma mais-valia para a empresa, quer no retorno directo, quer no retorno indirecto que advém do serviço, e que decerto contribuirá para incrementar o seu prestégio em termos de imagem de constante inovação e busca de modernos conceitosde comunicação.